domingo, 27 de outubro de 2013

Desabafo

Momento desabafo...
Sai da minha cidade natal, Três Barras, fazem 15 anos. Meus pais ainda moram lá. Em minha infância e minha adolescência, assisti a uma única peça de Teatro. Mas sempre fui muito exibida. Adorava aparecer! Rsrs.
Lembro-me que na escola, nosso professor de religião formou um grupo de Teatro, do qual eu participei. Ele, o professor, havia saído da cidade e retornou tendo participado de produções fora, na TV.
Decidi fazer teatro depois de um comentário de minha avó quando já tinha 17 aninhos e juntei a família na sala lá de casa p dançar p eles, imitando um atriz conhecida...
Minha avó disse que eu deveria ser atriz de novela...
Comecei a sonhar, eu era uma menina e pensava que o mundo era meu. Mas não foi bem assim...
Eu era muito espevitada p meus pais terem coragem de me mandar morar fora...
Desisti.
Saí de Três Barras mais tarde, casada e com uma filha.
Minha vida tomou outro rumo. Pensei que nunca mais. Pensei que já tinha passado...Que jamais aconteceria. E decidi começar do zero. Assim cheguei aqui onde estou. Fazem 5 anos que me casei com a Arte e sou fiel á ela. Nesses cinco anos sofri muito. Me despedacei e me reconstruí, pedacinho por pedacinho. Passei por dificuldades, me senti sozinha, me senti uma merda!
Precisei ter culhões e de muito apoio da minha família e de meus amigos pra estar aqui, numa boa...
Mas um dia desses aconteceu algo interessante...
Eu estava marcando trabalhos pra Cia em outras cidades e resolvi ligar para a Secretaria de Educação da minha cidade Natal. Não disse quem eu era, só falei como falo com qualquer outra secretaria que entro em contato. Fui bem atendida e depois de enviar o material do trabalho, consegui a autorização para entrar em contato com as escolas.
Entrei em contato com algumas escolas, "quase" todas...E "quase" unanimes, alegaram que as crianças não poderiam pagar... Uma não deu resposta e eu ainda fiquei de visitar pra conversar com a diretoria. Mas teve um argumento que está me doendo na alma até hoje. "Não vai dar, é muito caro para nossos alunos que são muito carentes. E Passamos nas salas... eles disseram que não gostam de Teatro!"

COMO ASSIM, NÃO GOSTAM DE TEATRO?
ELES NÃO CONHECEM TEATRO!!!
SE VIRAM DUAS PEÇAS DE TEATRO PROFISSIONAL, COM CERTEZA FOI MUITO.

Desde então tenho sofrido uma dor como de uma rejeição de mãe.
Quantas vezes eu falei nestes quinze anos em voltar p Três Barras...
Agora entendo por que nunca deu certo. Acredito que Deus saiba da minha luta e entenda que perderia o pouco que construí fincando meus pés naquele lugar. E que nem a paciência e colaboração de meus pais serviria pra me manter viva em um lugar onde as crianças "não gostam de teatro".

Pronto. Falei.
Ah! E só para constar, o valor do ingresso era de R$ 3,00. por ser longe e termos gastos com transporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário